O Que é a Terapia de DBS?



 

A terapia de estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) é um tratamento cirúrgico que pode reduzir alguns dos sintomas associados à Doença de Parkinson (DP).1

Como Ela Trabalha

A DBS usa um dispositivo médico cirurgicamente implantado semelhante a um marca-passo cardíaco para fornecer estimulação elétrica a regiões precisamente almejadas dentro do cérebro.

A estimulação dessas regiões bloqueia os sinais que causam os sintomas motores incapacitantes da doença de Parkinson. A estimulação elétrica pode ser não-invasivamente ajustada para se maximizar os benefícios da terapia. O resultado disso é que muitas pessoas conseguem ter maior controle sobre seus movimentos corporais.

Um sistema de DBS consiste de três componentes implantados:

  • Eletrodo – Um cabo-eletrodo é constituído de quatro finos fios isolados e enrolados com quatro eletrodos em sua ponta. O cabo-eletrodo é implantado no cérebro.
  • Extensão – Uma extensão conecta-se ao cabo-eletrodo e passa sob a pele desde a cabeça através do pescoço até a parte superior do peito.
  • Neuroestimulador – O neuroestimulador conecta-se à extensão. Esse dispositivo pequeno e hermeticamente fechado, semelhante a um marca-passo cardíaco, contém uma bateria e componentes eletrônicos. O neuroestimulador é geralmente implantado sob a pele, no peito, abaixo da clavícula (dependendo do paciente, um cirurgião poderá implantar o neuroestimulador no abdômen). Às vezes chamado de um "marca-passo cerebral", ele produz os pulsos elétricos necessários à estimulação.

    Esses pulsos elétricos são transportados através da extensão, e levados às regiões almejadas do cérebro. Os pulsos podem ser ajustados remotamente para se verificar ou modificar os ajustes do neuroestimulador.

Operando o Sistema

O seu cirurgião poderá fornecer-lhe um pequeno programador de mão do paciente ou imã. Esse programador permite que você ligue e desligue o sistema segurando-o por 1 ou 2 segundos contra a região onde o neuroestimulador foi implantado. Entretanto, na maioria dos casos o neuroestimulador fica sempre ligado.

Referências

  1. Therapy Clinical Summary, 2003.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil