Opções de Tratamento Para o Tremor Essencial

Embora não exista cura para o tremor essencial, existem várias opções de tratamento.

Terapias com Fármacos

A maior parte das pessoas com tremor essencial se beneficia da terapia com fármacos. A abordagem do tratamento precisa ser balanceada, levando em conta o histórico do paciente, sua resposta a tratamentos anteriores, doenças coexistentes e outros fatores. O início do tratamento com fármacos se baseia na avaliação dos benefícios e efeitos colaterais de medicamentos específicos.3

Talamotomia

Um tipo de cirurgia cerebral que envolve fazer uma lesão (destruição controlada de tecido cerebral) na região do cérebro que produz tremores. A talamotomia tem mostrado reduzir eficientemente o tremor em algumas pessoas. As complicações potenciais podem incluir problemas com a fala, equilíbrio e torpor.

Terapia de Estimulação Cerebral Profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) para o Controle do Tremor Essencial

A terapia DBS para tremor essencial é um tratamento cirúrgico que pode reduzir a gravidade do tremor de seus braços e mãos, associado ao tremor essencial (Essential Tremor - ET).2

O tratamento usa um dispositivo médico implantado semelhante a um marca-passo para fornecer estimulação elétrica a regiões precisamente almejadas dentro do cérebro. Essa estimulação bloqueia os sinais do cérebro que causam os sintomas do tremor essencial.

Referências

  1. Approaches to Treatment (Abordagens de Tratamento). Disponível em: www.wemove.org. Acessado em 15 de julho de 2008.
  2. Schuurman PR, Bosch DA, Bossuyt PMM, et al. A comparison of continuous thalamic stimulation and thalamotomy for suppression of severe tremor. N Engl J Med. 2000;342:461-468.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil