A Vida Diária – Terapia de DBS

As diretrizes abaixo para terapia de estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) para tremor essencial devem ser seguidas.

Recuperação em Casa

Após a sua cirurgia, o seu médico ou enfermeiro lhe dará instruções sobre os cuidados que você deverá ter em casa. Essas instruções frequentemente incluem informações sobre medicamentos, o processo de recuperação após a cirurgia, e quando voltar às suas atividades diárias.

Recuperação

Conseguir uma recuperação total da cirurgia é um processo que pode durar várias semanas. Durante o processo de cura, você sentirá algum desconforto nos locais de incisão no seu couro cabeludo, e no local de implante do neuroestimulador. Se você perceber sintomas não habituais, ligue para o seu médico imediatamente.

Medicamentos

Siga sempre as instruções do seu médico a respeito de medicamentos.

Atividades Diárias e Exercício

Durante a sua recuperação, siga as instruções do seu médico sobre atividades que incluam dobrar seu pescoço, levantar suas mãos sobre seus ombros, ou atividades que exijam esforço, como levantar objetos pesados.

Tenha cuidado ao participar de atividades que possam resultar em acidentes ou quedas. Movimentos bruscos e repentinos podem fazer com que seu cérebro se movimente. Quedas podem danificar partes do sistema DBS implantado. Pode ser necessário executar-se um cirurgia para se substituir qualquer parte danificada do sistema DBS.

Quando Ligar Para o Seu Médico

Ligue para o seu médico se qualquer uma das situações a seguir ocorrer:

  • Você experimentar dor, rubor ou inchaço no couro cabeludo, pescoço ou peito, onde o sistema de estimulação foi implantado
  • Você não estiver obtendo alívio dos seus sintomas, apesar do neuroestimulador estar ligado
  • Você sentir sensações desconfortáveis ou doloridas durante a estimulação (desligue o neuroestimulador antes de ligar para o seu médico)
  • Você não conseguir desligar (ou ligar) o neuroestimulador
  • Você experimentar mudanças inesperadas nos seus sintomas
  • Você experimentar qualquer sintoma não habitual que você pense que possa ser causado por interferência eletromagnética (por exemplo, de detectores de roubo ou segurança de aeroportos)
  • Você perder o seu programador de paciente ou imã

Dicas Úteis

  • Certifique-se de que todo o pessoal médico saiba que você possui um sistema de DBS implantado, e diga-lhes onde ele está localizado. Se eles tiverem alguma pergunta, eles deverão contatar o médico que executou o seu implante.
  • Se você experimentar qualquer sintoma não habitual que você pensa que está relacionado ao seu neuroestimulador, contate seu médico.
  • Compareça a todas as consultas de acompanhamento para certifique-se de obter a melhor assistência.
  • Seus sintomas retornarão quando o neuroestimulador for desligado. Alguns sintomas retornam rapidamente. Outros sintomas podem levar mais tempo para retornar.

Mudanças no Controle de Sintomas

Poderá haver mudanças no nível de controle dos seus sintomas com o tempo. 

Essas mudanças podem incluir:

  • Alívio reduzido dos sintomas
  • Nenhum alívio de sintoma
  • Perda de estimulação efetiva

Em muitos casos, o seu clínico pode corrigir essas mudanças reprogramando o seu sistema de DBS. Entretanto, pode ser necessário executar-se uma cirurgia para reposicionar ou substituir-se o cabo-eletrodo, substituir o sistema, ou removê-lo.

Como a sua doença muda com o tempo, a sua condição poderá melhorar, piorar ou permanecer inalterada com a estimulação.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil