Cirurgia: O Que Esperar – Terapia de DBS

As pessoas que recebem um sistema de estimulação cerebral profunda (Deep Brain Stimulation - DBS) geralmente descrevem o procedimento cirúrgico como exigente e exaustivo. Pode haver algum desconforto durante os estágios iniciais da cirurgia. Entretanto, a colocação do eletrodo não é dolorida (o seu cérebro não é sensível à dor). O seu médico será capaz de responder qualquer pergunta que você possa ter sobre o procedimento.

Implant diagram of the brain stimulation system

Detalhe - Diagrama de implante do sistema de estimulação cerebral profunda

Antes do Procedimento

Na noite anterior à cirurgia, você deverá ser instruído para parar de tomar todos os seus medicamentos. Esse passo permite que sua equipe de assistência médica melhor determine o efeito da terapia de DBS sobre seus sintomas.

Você será admitido no hospital ou na noite anterior ou na própria manhã da sua cirurgia. Você deve ter sua cabeça raspada antes da cirurgia para ajudar a evitar infecções.

Durante o Procedimento

A duração do procedimento e os passos específicos envolvidos podem variar. A cirurgia tem duração típica de 4 a 8 horas.

A sua cirurgia pode consistir dos seguintes passos:

  1. Uma armação metálica pode ser presa à sua cabeça. Essa armação é um instrumento especial que permite que o neurocirurgião encontre o caminho correto para o local visado no seu cérebro.
  2. Serão tiradas fotografias do seu cérebro usando-se ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ambas. Essas imagens permitirão que o seu cirurgião determine onde colocar os cabos-eletrodos.
  3. O seu couro cabeludo e crânio serão entorpecidos para minimizar qualquer desconforto. Na sala de operação, será feito um pequeno furo no seu crânio para a passagem do eletrodo. Mais tarde durante a cirurgia, uma tampa será colocada nesse furo.
  4. O seu cirurgião estimulará algumas regiões do seu cérebro para determinar a melhor colocação do fio transmissor. Você será levemente sedado, mas estará acordado para que possa ajudar seu médico a determinar quando seus sintomas são melhor controlados.
  5. Se os seus sintomas forem suprimidos devido à estimulação durante uma estimulação de teste, o neuroestimulador e a extensão serão implantados. O controle dos seus sintomas será verificado novamente. A posição do fio transmissor será fixada através da tampa que cobre o furo.
  6. A armação será removida. Se você não tiver a extensão e o neuroestimulador implantados logo em seguida (às vezes, os cirurgiões implantam o sistema DBS em duas etapas), você poderá ser tipicamente capaz de ir para casa dentro de 24 a 48 horas. O seu médico decidirá sobre a duração de sua internação hospitalar.
  7. Quando você tiver a extensão e o neuroestimulador implantados, você será sedado e estará dormindo.

Após o Procedimento

Uma vez que o seu corpo tenha se recuperado após o procedimento de implantação, o seu clínico programará o neuroestimulador para que ele comece a enviar os pulsos elétricos que ajudam a controlar os seus sintomas. Ele ajustará sua estimulação remotamente. O processo é não-invasivo e pode levar algumas horas para ser complementado.

Podem ser necessárias várias visitas para ajustar a estimulação, até que o melhor ajuste seja determinado para você. Com o tempo, conforme a doença progride, outros ajustes poderão ser necessários.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil