Opções de Tratamento para Doença da Artéria Coronariana

Você pode fazer muito para controlar a doença cardiovascular. Tomar medicamentos. Mudar sua dieta. Exercitar-se. Se essas mudanças não forem suficientes, seu médico poderá recomendar um implante de stent ou cirurgia de revascularização.

O seu médico determinará o melhor tratamento para você com base nos problemas subjacentes, onde estão e qual a gravidade dos seus bloqueios, e seus futuros riscos.

Terapia Farmacêutica

Quando a aterosclerose é identificada em um estágio inicial, medicamentos como os nitratos, os beta bloqueadores, os bloqueadores dos canais de cálcio, a aspirina, ou os fármacos redutores de colesterol (estatinas) podem ser prescritos. Esses remédios podem diminuir o progresso da doença ou diminuir seus sintomas.

Cirurgia de Revascularização

A cirurgia de revascularização do miocárdio, ou "CRM", é um procedimento cardíaco comum. Um cirurgião toma uma seção de um vaso sangüíneo saudável da sua perna, peito ou braço. O vaso é então conectado (enxertado) à sua artéria coronariana um pouco após o local do bloqueio. Isso cria um novo caminho para o sangue fluir ao redor (derivação) do bloqueio de forma a chegar ao seu coração.

Os pacientes que se submetem à revascularização são colocados sob anestésico geral, e não são acordados durante a cirurgia. Dois procedimentos cirúrgicos de revascularização para a doença da artéria coronariana são: (1) cirurgia com o coração batendo e (2) cirurgia com circulação extracorpórea.

  • Cirurgia com o coração batendo – Também conhecida como cirurgia sem circulação extracorpórea, a cirurgia com o coração batendo é feita com o coração funcionando. Isso freqüentemente requer equipamentos especiais, que permitem ao cirurgião operar o coração com ele em movimento. A cirurgia com o coração batendo é apropriada para certos pacientes.
  • Cirurgia com circulação extracorpórea – A maior parte das cirurgias CRM é feita através de uma incisão no peito com o coração parado e uma máquina coração-pulmão executando a circulação do sangue. Essa é a chamada cirurgia com circulação extracorpórea ou cirurgia de revascularização convencional.

Tratamentos Minimamente Invasivos

Para alguns pacientes, a cirurgia da artéria coronariana minimamente invasiva é uma alternativa à CRM. Os três tratamentos minimamente invasivos para a doença da artéria coronariana (DAC) são a angioplastia coronária com balão, a aplicação de stent, e a cirurgia cardíaca minimamente invasiva CRM (CCMI).

  • Angioplastia coronária com balão – A angioplastia coronária com balão, também conhecida como intervenção coronariana percutânea (através da pele) (ICP), usa um minúsculo balão para alargar o canal interno da artéria, para permitir que o sangue flua a um taxa normal ou próxima ao normal.
  • Aplicação de Stent – A aplicação de stent usa um dispositivo chamado stent para restaurar o fluxo sangüíneo na artéria coronária. Um stent é tubo minúsculo, expansível e em forma de malha, feito de um metal como o aço inoxidável ou uma liga de cobalto. Como em um procedimento de angioplastia, um stent montado em um balão minúsculo é aberto dentro de uma artéria para empurrar a placa e restaurar o fluxo sangüíneo.
  • CRM CCMI – O procedimento com o coração batendo descrito acima pode ser executado através de uma pequena incisão da costela em vez de uma esternotomia mediana.

Em alguns casos, stents e balões são usados conjuntamente em um procedimento chamado terapia de stent e balão.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil