O Que é Uma Cirurgia de Revascularização Com o Coração Batendo?

Quando suas artérias não podem fornecer sangue suficiente para o seu coração, o seu médico pode recomendar a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM). A CRM restaura o fluxo sanguíneo do seu coração.

A cirurgia de revascularização com o coração batendo é – em termos simples – a cirurgia de revascularização que é executada em seu coração com ele batendo. Seu coração não será parado durante a cirurgia. Você não precisará de uma máquina coração-pulmão. Seu coração e pulmões continuarão a trabalhar durante sua cirurgia.

Os cirurgiões usam um sistema de estabilização de tecido para imobilizar a região do coração onde eles precisam trabalhar.

A cirurgia de revascularização com o coração batendo é também chamada de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea (Off-Pump Coronary Artery Bypass - OPCAB). A OPCAB e a cirurgia com circulação extracorpórea convencional restauram o fluxo sanguíneo ao coração. Entretanto, a cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea pode reduzir os efeitos colaterais em certos tipos de pacientes.

O Que Ocorre Durante a Cirurgia de Revascularização Com o Coração Batendo?

Primeiramente, o seu cirurgião remove uma seção de uma veia ou artéria saudável de uma região do seu corpo. Chama-se a isso de enxerto. O cirurgião une uma ponta do enxerto a uma região do coração acima do bloqueio da sua artéria. A outra ponta é presa a uma região da sua artéria coronariana abaixo do bloqueio. Uma vez que o enxerto tenha sido preso, o fluxo sanguíneo do seu coração será restaurado.

Two types of graft bypasses

Detalhe - Dois tipos de revascularização com enxerto

O desafio na CRM é que pode ser difícil suturar ou "costurar" um coração que está batento. O cirurgião precisa usar um sistema de "estabilização" para manter o coração fixo.

O sistema de estabilização consiste de um posicionador de coração e um estabilizador de tecido. O posicionador de coração guia e mantém o coração em uma posição que fornece o melhor acesso às artérias bloqueadas. O estabilizador de tecido mantém uma pequena região do coração parada enquanto o cirurgião trabalha nele.

Os posicionadores de coração são projetados para posicionar e segurar o coração para dar ao cirurgião um fácil acesso ao vaso bloqueado que requer o enxerto de revascularização. Os estabilizadores de tecido limitam o movimento de uma pequena região do coração enquanto o resto dele continua a bater normalmente. Isso permite que o cirurgião execute a CRM sem parar o seu coração, e sem usar a máquina coração-pulmão.

Cirurgia de Revascularização da Artéria Coronariana Com Circulação Extracorpórea Convencional

Mais de 70%1 de todas as cirurgias de revascularização são executadas com o coração parado. Diferentemente da cirurgia com o coração batendo, durante a revascularização cardíaca com circulação extracorpórea convencional, usa-se medicação para parar seu coração.

Uma máquina coração-pulmão se incumbe da função do seu coração e pulmões durante a cirurgia. A máquina coração-pulmão é também chamada de máquina de circulação extracorpórea. Ela tem uma bomba para funcionar como o coração e um oxigenador de membrana para funcionar como os pulmões.

A patient placed on cardiopulmonary bypass (the heart lung machine) during conventional open heart surgery. The Performer<sup>O Sistema ®</sup> CPB, uma avançada máquina coração-pulmão, se incumbe da tarefa de manter sangue rico em oxigênio circulando através do corpo durante uma CRM convencional. Isso permite que o cirurgião execute a cirurgia com o coração parado>. 

<p class=Um paciente é submetido a desvio cardiopulmonar (com a máquina coração-pulmão) durante uma cirurgia de coração aberto convencional. As máquinas coração-pulmão incumbem-se da tarefa de manter sangue rico em oxigênio circulando através do corpo durante uma CRM convencional. Isso permite que o cirurgião execute a cirurgia com o coração parado.

 

Máquina Coração-Pulmão

Esse "coração e pulmão" mecânicos mantêm sangue rico em oxigênio circulando através do seu corpo. A máquina coração-pulmão coleta o sangue. O dióxido de carbono e outros produtos supérfluos são removidos. O oxigenador adiciona oxigênio, e o trocador de calor do oxigenador aquece (ou resfria) o sangue. O sangue circula suavemente através do corpo. Esse processo é chamado de perfusão. A pessoa que opera a máquina coração-pulmão é o perfusionista.

Parando o Seu Coração

O seu coração ficará parado por aproximadamente 30-90 minutos durante a cirurgia de 3-6 horas. A máquina coração-pulmão possibilita que o cirurgião trabalhe em um coração parado. Essa técnica já tem sido usada por muitos anos. Uma vez que a cirurgia tenha acabado, o cirurgião e o perfusionista fazem o seu coração funcionar novamente.

Referências

  1. The Advisory Board: Outlook for Cardiac Surgery, 2006

As informações contidas neste site não podem ser substituídas pela orientação médica. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil