O Procedimento: O Que Esperar – Obtendo Um Stent

O seu procedimento de stent será executado em uma sala especialmente equipada em um hospital chamada de hemodinâmica (laboratório de cateterismo cardíaco). O procedimento será executado por um cardiologista intervencionista, um médico especializado em angioplastia e aplicação de stent. Sua equipe de assistência inclui enfermeiros e técnicos laboratoriais de cateterismo.

Stent placed inside a coronary artery

Detalhe - Stent colocado dentro de uma artéria coronariana

Antes do Procedimento

Seu médico decidirá qual local do seu corpo será melhor para se acessar uma das suas artérias – a região da sua virilha, pulso ou braço. A região selecionada será limpa, depilada e entorpecida com um anestésico local. Se você souber com antecedência que irá receber um stent coronário, o seu médico lhe pedirá para que você siga certas instruções para se preparar para seu procedimento stent.

Seu médico precisa saber que outros medicamentos você está tomando. Na maioria dos casos, você deve tomar todos os medicamentos que normalmente toma, especialmente medicamentos para a pressão arterial. Verifique com o seu médico quais tomar e não evitar.

Não deixe também de dizer ao seu médico se você:

  • Não pode tomar aspirina
  • Tem qualquer alergia
  • Tem um histórico de problemas de sangramento
  • Está ou pode estar grávida, ou está amamentando
  • Está planejando submeter-se a qualquer outra cirurgia ou serviço odontológico em breve

O seu médico pode pedir que você tome aspirina e outros medicamentos por vários dias antes de obter o seu stent. Esses medicamentos ajudarão a impedir a formação de coágulos sanguíneos durante o procedimento de stent.

Pode ser que ele lhe peça para que não coma ou beba nada durante certo tempo antes do seu procedimento. Se o seu médico quiser que você tome seus medicamentos regulares, você pode tomá-los com um pouco de água.

Durante o Procedimento

Os stents são inseridos em uma artéria através de um cateter, de forma semelhante a um procedimento de angioplastia. Você estará completamente deitado em uma mesa durante o procedimento. Alguns dispositivos monitorarão seu ritmo cardíaco e pressão arterial.

Seu procedimento de stent começará com um exame de angiografia para se determinar o número e o local exato das obstruções.

Blocked coronary artery

Detalhe - Artéria coronariana obstruída

Após seu médico ter determinado quais, se houver, obstruções que precisam de tratamento, ele implantará o stent:

  1. Orientado por raio-x, o seu médico avançará um fio fino através do cateter até o local do tratamento na artéria coronariana para penetrar na obstrução e fornecer apoio para o sistema de liberação de stent.
  2. Um minúsculo balão desinsuflado avançará até a obstrução ao longo do fio que já estará posicionado. Uma vez que o balão esteja dentro da obstrução, o balão será insuflado. Inflando-se o balão, aperta-se a placa contra a parede da artéria coronariana, e se alarga a abertura da artéria.
  3. A seguir, outro ínfimo balão desinsuflado com um stent montado nele avançará até a obstrução. Uma vez que o stent esteja dentro da obstrução, o balão será insuflado. Insuflando-se o balão expande-se o stent que o rodeia. O stent se prende contra a parede da artéria, formando uma estrutura para ajudar a manter a artéria aberta. (É comum que os pacientes sintam algum ligeiro desconforto quando o balão é insuflado, porque a artéria estará sendo forçada. Seu desconforto deve desaparecer conforme o balão for sendo desinsunflado).
  4. Após o stent ter sido totalmente expandido, serão tiradas imagens de raio-x adicionais para se determinar se o stent está totalmente aberto e o quanto o fluxo sanguíneo melhorou. O seu médico poderá decidir inflar o balão outras vezes para se certificar que o stent está firmemente preso na parede do vaso.
  5. Quando seu médico estiver convencido que o stent está totalmente aberto e que um fluxo adequado de sangue foi restaurado, o cateter balão, o fio guia, e o cateter guia serão removidos.

Após o Procedimento

Você deve planejar passar a noite no hospital. Você necessitará pedir que alguém o leve para casa quando estiver pronto para sair. Certifique-se de seguir as instruções do seu médico em relação a tomar seus medicamentos.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil