Convivendo Com Uma Bomba de Infusão de Fármaco

Após o período inicial de recuperação (6 a 8 semanas), você deverá achar que a bomba de infusão de fármaco se tornou uma parte rotineira do seu dia. De fato, estudos clínicos mostram que muitas pessoas que não obtiveram alívio para suas dores crônicas através de medicações orais foram capazes de melhorar suas atividades diárias com uma bomba de infusão de fármaco. (Os resultados podem variar).1-4

Visualizando a Bomba

Sua bomba é colocada próxima à superfície da sua pele para se ter acesso para reabastecimento. Você deve ser capaz de ver a bomba sob a sua pele quando ela não estiver coberta por roupas ou se você estiver usando roupas justas. Dependendo do seu tamanho e forma, de onde a bomba estiver implantada, e do tamanho dela, pode ser que ela não seja vista de forma alguma.

Visitas ao Médico

Você precisará retornar ao consultório do seu médico periodicamente para checkups e para reabastecer sua bomba. O medicamento de sua bomba precisa ser reabastecido a cada 6 a 12 semanas, dependendo de sua dosagem e do tamanho da sua bomba.

Reabastecendo e Ajustando a Bomba

O médico enche a bomba com medicação para dor usando uma agulha. Você e seu médico precisam trabalhar juntos para encontrarem a dose de medicamento mais confortável para você.

Encontrar a melhor dose de medicação contra a dor para você pode levar algum tempo. Se a sua bomba for programável, você também pode ter diferentes doses programadas para se ajustar a diferentes atividades ou momentos do dia.

Cuidado Com Atividades

Alguns movimentos podem tensionar o cateter ou submetê-lo à pressão, ou podem pressionar as suturas que seguram sua bomba no lugar. O seu médico deverá dar-lhe diretrizes sobre atividades a serem evitadas.

Embora o cateter seja feito de materiais flexíveis e duráveis, ele ainda está sujeito a desgaste. Dobras, torções, saltos ou tensões excessivos ou repetitivos podem mover ou estirar o cateter. Essa lesão pode exigir uma cirurgia para o cateter ser reparado.

Expectativas Realistas

Expectativas realistas são fundamentais para atingir a satisfação com qualquer tratamento para dor. É importante lembrar que sua bomba não eliminará a fonte da dor e não curará nenhuma doença subjacente, mas que ela pode ajudá-lo a melhor tratar sua dor.

Removendo a Bomba

Se você não necessitar mais da bomba, ou se mudar de idéia sobre o tratamento contra a dor, o seu médico poderá desligar ou remover completamente o sistema.

Referências

  1. Onofrio BM, Yaksh TL. Long-Term Pain Relief Produced by Intrathecal Infusion in 53 Patients. J Neurosurg 1990; 72: 200-209.
  2. Winkelmuller M, Winkelmuller W. Long-Term Effects of Continuous Intrathecal Opioid Treatment in Chronic Pain of Nonmalignant Etiology. J Neurosurg 1996; 85: 458-467.
  3. Paice JA, Penn RD, Shott S. Intraspinal Morphine for Chronic Pain: A Retrospective, Multicenter Study. J Pain Symptom Manage 1996; 11(2): 71-80.
  4. Lamer TJ. Treatment of Cancer-Related Pain: When Orally Administered Medications Fail. Mayo Clin Proc 1994; 69:473-480.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil