Opções de Tratamento para Dor Crônica nas Costas e nas Pernas

Felizmente existem muitos tratamentos disponíveis para dor crônica. Os médicos frequentemente tentam os medicamentos primeiro. Outras opções incluem a terapia física ou psicológica, cirurgia, bloqueios nervosos ou dispositivos médicos como neuroestimuladores e bombas de infusão de fármacos.

Discuta com seu médico sobre o tratamento de dor correto para sua dor crônica nas costas e pernas. Nem todos os tratamentos podem ser aplicáveis para o seu tipo de dor.

Os tratamentos incluem:

Medicamentos

Os médicos frequentemente tentam os medicamentos primeiro. Devido a cada pessoa responder diferentemente aos medicamentos, o seu médico poderá tentar várias doses e fármacos. Os medicamentos vão desde os analgésicos de venda livre, como a aspirina, o acetaminofeno e os esteroides anti-inflamatórios até remédios mais fortes contra a dor.

Fisioterapia

A fisioterapia tenta fortalecer ou recondicionar os músculos – permitindo que você se mova mais normalmente e com menos dor. O seu médico poderá recomendar uma terapia física passiva como a massagem com aplicação de calor/frio ou tratamentos ativos, como os exercícios.

Terapia Psicológica

A dor crônica pode trazer estresse, que afeta a você, seus relacionamentos e seu corpo. Os psicólogos estão à disposição para trabalhar com você em técnicas de relaxamento e enfrentamento e habilidades de auto-monitoramento.

Cirurgia Corretiva

O seu médico pode submetê-lo a testes como a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada para procurar a causa da sua dor. Se o teste revelar um problema que pode ser corrigido através de cirurgia, o seu médico poderá recomendar esse tratamento.

Bloqueios Nervosos Terapêuticos

Os bloqueios nervosos terapêuticos são anestésicos locais e/ou injeções de esteróides dadas na origem da dor. Os bloqueios nervosos geralmente fornecem alívio temporário da dor. Se sua dor não for controlada após múltiplas injeções, o seu médico poderá considerar outros tratamentos.

Dispositivos Médicos

Os dispositivos médicos como os neuroestimuladores ou as bombas de infusão de fármaco (sistemas de infusão intratecal de fármaco) são dispositivos cirurgicamente colocados que modulam os sinais de dor antes que eles cheguem ao cérebro:

  • Neuroestimuladores – enviam leves pulsos elétricos à espinha dorsal, mascarando a percepção das mensagens de dor ao cérebro
  • Bombas de Infusão de Fármaco – liberam medicamentos contra a dor diretamente no fluido ao redor da medula espinhal (o chamado "espaço intratecal"), precisando somente de uma fração do medicamento que seria necessário se tomado oralmente

O seu médico pode desligar ou remover o sistema completamente. Além disso, você pode tentar essas terapias temporariamente antes de receber um implante permanente.

Neuroablação

Com a neuroablação, os médicos destroem (geralmente com calor) os nervos que servem de rota para o cérebro. A neuroablação é frequentemente um último recurso quando outros tratamentos falham.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)

Saiba mais

On the Web

 
Brasil