Perguntas Frequentes – Obtendo um Neuroestimulador

Como o meu médico pode saber se eu sou um candidato a neuroestimulação?

Conte ao seu médico seus objetivos com o tratamento. O seu médico poderá fazer um teste de triagem para ver se a neuroestimulação fornecerá alívio adequado para a dor.

Por que eu preciso me submeter a um teste de triagem?

A sua participação no teste de triagem permite que você e seu médico avaliem se você é um bom candidato para o tratamento de neuroestimulação. O propósito do teste de triagem é o de determinar as suas respostas à neuroestimulação, se ela reduz suas dores nas costas ou pernas, se ela o ajuda a alcançar suas metas e se um sistema de neuroestimulação é o tratamento de dor certo para você.

Quanto tempo o teste de triagem demora?

O período do teste de triagem é de aproximadamente 3 a 10 dias.

O teste de triagem causa alguma dor ou lesão?

Você terá anestesia local durante a colocação dos cabos-eletrodos. Poderá haver algum desconforto ocasional durante o procedimento e você poderá sentir dores no local da incisão quando o efeito da anestesia passar. Você não deverá sentir dores ou desconforto durante o resto do período do teste de triagem.

Eu posso tomar medicações contra a dor durante o teste de triagem?

O seu médico poderá reduzir ou retirar a sua medicação oral 1 a 2 semanas antes do teste. Durante o teste de triagem, poderá ser dada medicação oral para dor incidental. Nunca pare de tomar a medicação contra dor que lhe foi prescrita sem primeiramente consultar o seu médico.

Eu terei o mesmo alívio de durante o teste de triagem quando receber o meu neuroestimulador permanente?

Se o teste de triagem tiver sucesso, e se você receber o sistema permanente, o alívio da sua dor poderá ser um pouco diferente. Isso acontece porque os cabos-eletrodos poderão ser inseridos em um local ligeiramente diferente do que durante o teste de triagem. Certifique-se de contar ao seu médico como se sente, para que se possa fazer mudanças que lhe possibilitem o maior alívio de dor possível.

Após o teste de triagem, quanto tempo demorará para que o sistema de neuroestimulação seja implantado? 

Se o teste de triagem for bem sucedido, você e seu médico discutirão quando o sistema deverá ser implantado. Alguns médicos preferem fazer o implante logo em seguida, enquanto outros preferem esperar alguns dias.

Que tipo de anestesia é usada durante o implante?

Tipicamente, o implante do neuroestimulador é executado sob anestesia geral. Entretanto, você poderá discutir com seu médico outras opções.

Qual é a duração média da internação hospitalar?

Dependendo das preferências do seu médico e da política do hospital, pode-se recomendar uma internação. Entretanto, o procedimento do teste de triagem pode ser executado em base ambulatorial, o que significa que pode não ser necessário dormir no hospital.

Qual o tamanho das incisões?

São duas incisões. Aquela para a bolsa de neuroestimulação depende do tamanho do seu neuroestimulador. A outra, que é feita em suas costas, tem 2 a 3 polegadas de comprimento.

Existem outros efeitos colaterais associados à colocação dos cabos-eletrodos tão próximos à medula espinhal?

Em casos raros, sente-se "dor de cabeça espinhal". Uma dor de cabeça espinhal é causada quando o fluído cérebro-espinhal (o fluído que circunda a sua medula espinhal) vaza para fora do espaço intratecal ou epidural. Essa dor de cabeça pode ser auto-corrigida ou o seu médico poderá tratá-la.

Uma lesão na medula espinhal constitui uma possível complicação?

Em casos raros, poderá ocorrer ferimento à medula espinhal na colocação cirúrgica do cabo-eletrodo.

Uma incisão abdominal prévia pode ser usada?

Não, porque a incisão precisa ser feita no local em que o neuroestimulador será implantado, para ajudar na fixação adequada do dispositivo. 

Entre quais vértebras os cabos-eletrodos são colocados?

Isso depende de sua condição específica e dos resultados que você receber do teste de triagem. O seu médico o avisará sobre o local recomendado.

Eu ouvirei ou sentirei o sistema de neuroestimulação dentro de mim, e as pessoas o notarão?

O neuroestimulador não faz nenhum ruído. Normalmente, não se vê o dispositivo através das roupas. Ele é geralmente implantado na parte de baixo do abdômen, onde fica mais confortável e é menos visível. Ele poderá ser sentido como uma pequena protuberância sob sua pele.

O neuroestimulador pode ser removido?

Sim. O teste de triagem foi projetado para se minimizar a possibilidade da neuroestimulação não ajudar a tratar a sua dor. Se você não necessitar mais do neuroestimulador, ou mudar de idéia sobre o tratamento, o seu médico poderá desligar ou remover completamente o sistema a qualquer momento.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil