Perguntas Frequentes – Obtendo uma Bomba de Infusão de Fármaco

Como o meu médico pode saber se eu sou um candidato a uma bomba de infusão de fármaco?

Conte ao seu médico o que você gostaria de obter com o seu tratamento. O seu médico fará um teste de triagem para determinar se uma bomba de infusão de fármaco fornecerá alívio adequado de dor ou se o ajudará a alcançar suas metas.

Por que eu preciso me submeter a um teste de triagem?

Um teste de triagem é uma forma para que você e o seu médico possam avaliar a sua resposta à medicação entregue na região da sua medula espinhal, para ver se você é um candidato a uma bomba de infusão de fármaco.

Quanto tempo o teste de triagem demora? Eu preciso ficar no hospital?

Isso dependerá do tipo de teste de triagem que o seu médico escolher como sendo o melhor para você. Os testes podem levar de somente meio dia até 4 dias. Dependendo do tipo de teste de triagem, você poderá ser submetido a um procedimento que dura aproximadamente 1 a 2 horas, e então precisará ficar no hospital para ser monitorado após esse procedimento. Consulte o seu médico para compreender os detalhes do tipo de teste de triagem que o seu médico pensa ser o melhor para você.

O teste de triagem causa alguma dor ou lesão?

Antes de lhe ser dada a injeção de teste ou de se colocar o cateter, o seu médico poderá entorpecer uma pequena região da parte de baixo de suas costas com um anestésico local.

Eu posso tomar medicações contra a dor durante o teste de triagem?

Isso dependerá do seu médico e do seu nível de dor. O seu médico poderá reduzir ou retirar a sua medicação oral 1 a 2 semanas antes do teste.

Eu terei o mesmo alívio do teste de triagem quando receber a minha bomba de infusão de fármaco permanente?

Se o teste de triagem tiver sucesso, e se você receber o sistema implantado, o alívio da sua dor poderá ser um pouco diferente. Certifique-se de contar ao seu médico como se sente, para que se possa fazer mudanças que lhe possibilitem o maior alívio de dor possível.

Quanto tempo depois do teste de triagem a bomba de infusão de fármaco é implantada?

Se o teste de triagem for bem sucedido, você e seu médico discutirão quando o sistema deverá ser implantado. Alguns médicos esperam somente alguns dias, enquanto outros preferem esperar mais.

Que tipo de anestesia é usada durante o implante?

Tipicamente, a implantação é executada sob anestesia geral. Entretanto, você poderá discutir com seu médico outras opções.

Qual é a duração média da internação hospitalar?

Dependendo das preferências do seu médico e da política do hospital, pode-se recomendar uma internação de 1 a 2 dias. 

Em média, qual a duração da cirurgia?

Em média, o procedimento dura aproximadamente 1 a 3 horas do início ao fim. Fale com seu médico sobre a especificidade e duração do seu procedimento.

Qual o tamanho das incisões?

São duas incisões. Uma é para a bomba, geralmente localizada no abdômen. O tamanho da incisão depende do tamanho do dispositivo, e pode ter até 6 polegadas de comprimento. A outra, que é feita em suas costas, tem 2 a 3 polegadas de comprimento.

Uma lesão na medula espinhal constitui uma possível complicação?

Poderá ocorrer ferimento na medula espinhal na colocação cirúrgica do cateter.

Uma incisão abdominal prévia pode ser usada?

Não, porque a incisão precisa ser feita no local em que a bomba será implantada, para ajudar na fixação adequada do dispositivo.

Entre quais vértebras o cateter é colocado?

Isso depende de sua condição específica e dos resultados que você receber do teste de triagem. O seu médico o avisará sobre o local recomendado.

Depois de quanto tempo eu começarei a receber os benefícios da minha bomba?

Você começará a receber o tratamento assim que sua bomba for preenchida com medicação e que a medicação seja entregue através do cateter para o local específico. Entretanto, dependendo de sua medicação, pode levar de alguns dias a semanas antes que você sinta os benefícios da sua medicação. Durante esse período de transição, o seu médico poderá reduzir ou eliminar suas outras medicações.

Com que frequência será necessário encher a bomba?

A medicação da sua bomba precisa ser reabastecida depois de cada 6 a 12 semanas, dependendo de sua dosagem. Ela é reabastecida através de uma injeção no consultório do seu médico. Durante essas consultas, o seu médico pode ajustar a sua dose de medicação para tratar as necessidades de alívio de sua dor.

As pessoas poderão ver que eu tenho uma bomba?

Devido à sua bomba ser colocada perto da superfície da sua pele para se obter acesso para o reabastecimento, às vezes alguém poderá notar uma pequena protuberância se você estiver usando roupas justas. Entretanto, dependendo do seu tamanho e forma, de onde a bomba estiver implantada, e do tamanho dela, pode ser que ela não seja vista sob sua roupa de forma alguma.

E se a minha dor mudar? O meu médico poderá aumentar ou diminuir a minha dosagem?

Sim. Após a implantação, o seu médico pode modificar os ajustes de dosagem.

A bomba pode ser removida?

Sim. O teste de triagem foi projetado para se determinar se a bomba ajudará a tratar a sua dor. Entretanto, se você não necessitar mais da bomba, ou mudar de idéia sobre o tratamento o seu médico poderá desligar ou remover completamente o sistema.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil