Perguntas Frequentes – Neuroestimuladores

O que é neuroestimulação, e como ela trabalha?

Um neuroestimulador é um pequeno dispositivo cirurgicamente implantado. Ele emite sinais elétricos leves para o espaço epidural próximo à sua medula espinhal através de um ou mais cabos-eletrodos (fios especiais). Esses sinais impedem que as mensagens de dor nas costas e pernas cheguem ao cérebro.

Ela é a mais adequada para mim?

Discuta com seu médico para determinar que tipos de tratamento contra a dor resolverão para você. A escolha do tratamento depende do tipo de dor, de sua gravidade, e de como você responde ao seu tratamento de dor. Se o seu médico achar que você é um bom candidato a neuroestimulação, você pode submeter-se a um teste de triagem para neuroestimulação para que possa experimentar a terapia para ver se ela funciona em você.

Como é a neuroestimulação?

A sensação sentida na neuroestimulação varia de pessoa a pessoa, mas a maioria relata uma leve sensação de formigamento na região da dor.

A neuroestimulação eliminará completamente minha dor crônica?

Tipicamente, as pessoas que acham o tratamento útil experimentam alívio de dor de mais de 50%.1-6 Entretanto, a neuroestimulação não elimina a fonte da dor; então, a redução de dor varia de pessoa a pessoa.

O sistema de neuroestimulação elimina outras fontes de dor?

O seu sistema de neuroestimulação não fornecerá alívio para outros tipos de dor como dores de cabeça, dores de estômago, fraturas, etc.

Qual o tamanho de um neuroestimulador?

As dimensões e pesos exatos do dispositivo variam segundo o modelo.

Como é a cirurgia?

A cirurgia para se implantar o sistema de neuroestimulação dura aproximadamente 1 a 3 horas, e pode exigir internação hospitalar.

Referências

  1. North R, Kidd D, Zuhurak, M, et al. Spinal Cord Stimulation for Chronic, Intractable Pain: Experience Over Two Decades. Neurosurgery 1993;32 384-395.
  2. Kumar K, Toth C, Nath R, et al. Epidural Spinal Cord Stimulation for Treatment of Chronic Pain – Some Predictors of Success. A 15-Year Experience. Surg Neurol 1998;50:110-121.
  3. De La Porte C, Van de Kelft E. Spinal Cord Stimulation in Failed Back Surgery Syndrome. Pain 1993;52:55-61.
  4. Devulder J, De Laat M, Van Bastalaere M, et al. Spinal Cord Stimulation: A Valuable Treatment for Chronic Failed Back Surgery Patients. J Pain Symptom Manage 1997;13:296-301.;
  5. Burchiel K, Anderson V, et al. Prospective, Multicenter Study of Spinal Cord Stimulation for Relief of Chronic Back and Extremity Pain. Spine 1996;21:2786-2794.
  6. Turner J, Loeser J, Bell K. Spinal Cord Stimulation for Chronic Low Back Pain: A Systematic Literature Synthesis. Neurosurgery 1995;37:1088-1096.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)

Saiba mais

On the Web

 
Brasil