Perguntas Frequentes – Bombas de Infusão de Fármaco

O Que é Uma Bomba de Infusão de Fármaco?

Uma bomba de infusão de fármaco (sistema de entrega intratecal de fármaco) foi projetada para reduzir a dor liberando medicação contra dor no espaço intratecal que circunda a medula espinhal. Devido a esse tratamento liberar medicação contra a dor diretamente nos receptores de dor próximos à medula espinhal, necessita-se de doses menores de medicação para conseguir alívio para dor crônica.1-5 

Como uma bomba de infusão de fármaco trabalha?

A medula espinhal é como uma rodovia para os sinais de dor nas costas e pernas que estão indo para o cérebro. Quando a bomba envia medicação diretamente à região ao redor da coluna vertebral, ela interrompe os sinais de dor antes que eles cheguem ao cérebro. Os resultados podem variar dependendo da pessoa.

Uma bomba de infusão de fármaco é adequada para mim?

Discuta com seu médico para determinar que tipos de tratamento contra a dor resolverão para você. A escolha do tratamento depende do tipo de dor, de sua gravidade, e de como você responde ao seu tratamento de dor. Se o seu médico achar que você é um bom candidato a uma bomba de infusão de fármaco, você pode submeter-se a um teste de triagem para que possa experimentar a terapia para ver se você é um bom candidato.

O tratamento de infusão de fármaco eliminará minha dor completamente?

As pessoas que não obtêm alívio adequado para a dor através de medicações orais podem obtê-lo significativamente através do tratamento de infusão de fármaco1-5. O tratamento de infusão de fármaco não elimina a fonte da dor; portanto, a quantidade de alívio de dor varia de pessoa a pessoa.

A bomba de infusão de fármaco elimina outras fontes de dor?

A sua bomba não fornecerá alívio para outros tipos de dor como dores de cabeça, dores de estômago ou fraturas.

Como é a cirurgia?

A cirurgia para se implantar o sistema dura aproximadamente 1 a 3 horas, e exige uma breve internação hospitalar.

Referências

  1. Onofrio BM, Yaksh TL. Long-Term Pain Relief Produced by Intrathecal Infusion in 53 Patients. J Neurosurg 1990; 72: 200-209. 
  2. Winkelmuller M, Winkelmuller W. Long-Term Effects of Continuous Intrathecal Opioid Treatment in Chronic Pain of Nonmalignant Etiology. J Neurosurg 1996; 85: 458-467. 
  3. Paice JA, Penn RD, Shott S. Intraspinal Morphine for Chronic Pain: A Retrospective, Multicenter Study. J Pain Symptom Manage 1996; 11(2): 71-80. 
  4. Lamer TJ. Treatment of Cancer-Related Pain: When Orally Administered Medications Fail. Mayo Clin Proc 1994; 69:473-480. 
  5. Portenoy RK. Management of Common Opioid Side Effects During Long-Term Therapy of Cancer Pain. Ann Acad Med 1994; 23:160-170.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)

Saiba mais

On the Web

 
Brasil