Opções de Tratamento para Fibrilação Atrial

É importante tratar a fibrilação atrial (FA), uma vez que ela pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e AVC’s.A Associação Americana do Coração recomenda um tratamento agressivo para a fibrilação atrial, quer você sinta sintomas ou não. Você e seu médico podem discutir que tratamento pode ser o melhor para você e sua condição cardíaca.

Metas do Tratamento da Fibrilação Atrial

As principais metas do tratamento da fibrilação atrial são:

  • Aliviar os sintomas da FA e melhorar a qualidade de vida do paciente
  • Impedir a formação de coágulos sanguíneos para diminuir o risco de AVC
  • Controlar a frequência cardíaca para permitir que os ventrículos (câmaras inferiores do coração) tenham tempo suficiente para se encherem de sangue
  • Restaurar o ritmo cardíaco para permitir que os átrios (câmaras superiores do coração) e ventrículos trabalhem juntos com mais eficiência

Opçõs de Tratamento para Fibrilação Atrial

Os tratamentos a seguir podem ser prescritos para tratar a fibrilação atrial:

  • Medicação para controlar a frequência ou ritmo cardíaco
  • “Afinadores de sangue” (terapia anti-coagulação) para impedir a formação de coágulos sanguíneos
  • Cardioversão (um choque elétrico é dado no coração) durante anestesia, ou através de medicação, para restabelecer um ritmo cardíaco anormal
  • Ablação por cateter para eliminar rotas elétricas anormais no tecido cardíaco
  • Marca-passos e desfibriladores (implantáveis) para se detectar e tratar a fibrilação atrial de forma precoce e suprimir a aparição de FA
  • Ablação cirúrgica minimamente invasiva (somente para FA) ou de peito aberto (em conjunção com outra cirurgia cardíaca) para criar lesões que bloqueiem os circuitos elétricos anormais que causam a fibrilação atrial.

Uma vez que se pense que a fibrilação atrial tenha sido suprimida ou tratada, deve-se ter o cuidado de monitorar as recorrências de FA. Mesmo se não existir nenhum sintoma, a fibrilação atrial pode causar um AVC.

Discuta com se médico que opções de tratamento são as mais certas para você.

Decidindo Não Obter Tratamento

A fibrilação atrial é uma condição médica grave e, se não for tratada, pode levar a:

Para ajudar a impedir esses graves eventos, é importante verificar a condição do seu coração periodicamente, mesmo se não existir nenhum sintoma.

Se você for diagnosticado com fibrilação atrial, discuta com se médico que opções de tratamento são as mais certas para você.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil