A Vida Diária Após uma Ablação por Cateter

Após um procedimento de ablação por cateter bem sucedido, a maioria das pessoas pode voltar a um estilo de vida normal e ativo, e experimentar melhorias na sua qualidade de vida.

Consultas Regulares de Acompanhamento

É importante fazer check-ups regulares para se certificar que a fibrilação atrial não retornou. Em alguns casos, as pessoas precisam repetir o procedimento para alcançar um sucesso completo. Mesmo sem sintomas, a fibrilação atrial é uma condição médica grave. Se a fibrilação atrial não for tratada, ela pode levar a um AVC, insuficiência cardíaca ou fadiga.

Modificações Saudáveis no Estilo de Vida

Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a impedir fibrilação atrial futura

  • Manter um peso saudável– Reduzir a ingestão de calorias e fazer mais exercício
  • Parar de fumar – A nicotina constringe os vasos sanguíneos, e força seu coração a trabalhar mais. O monóxido de carbono danifica o revestimento dos seus vasos sanguíneos.
  • Controlar sua pressão sanguínea – Verifique sua pressão sanguínea regularmente. Se você tiver pressão sanguínea alta, siga as ordens do seu médico e tome todas as medicações prescritas conforme orientado.
  • Controlar o seu colesterol – Verifique seu colesterol regularmente. Coma menos alimentos com alto teor de colesterol, e tome medicação para abaixar o colesterol se necessário.
  • Manter o diabetes sob controle – Se você tiver diabetes, controlar seu nível de açúcar no sangue pode ajudar a diminuir a progressão da doença da artéria coronariana.
  • Mover-se – Os exercícios ajudam você a atingir e manter um peso saudável. Eles também podem ajudar a controlar o diabetes, o colesterol alto, e a pressão sanguínea alta. Tente fazer 30 a 60 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana. Como com todos os programas de exercícios, procure o aconselhamento do seu médico antes de começar.
  • Comer alimentos saudáveis – Uma dieta saudável para o coração baseada em frutas, vegetais e grãos integrais – e baixa em gordura saturada, colesterol e sódio – pode ajudar você a controlar seu peso, pressão sanguínea e colesterol. 
  • Controlar o estresse – Reduza o estresse tanto quanto possível. Pratique técnicas saudáveis para controlar o estresse, como relaxamento muscular, respiração profunda e exercícios.
  • Tratar a apneia do sono ou distúrbios da tireoide – Se você tiver apneia do sono ou um distúrbio da tireoide, é importante obter tratamento, uma vez que eles podem contribuir para a fibrilação atrial.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil