Sua Equipe de Assistência à Saúde

Vários tipos de médicos tratam pessoas com fibrilação atrial, mas os eletrofisiologistas executam procedimentos de ablação por cateter. Um eletrofisiologista, ou EP, é um cardiologista que se especializa em ritmos cardíacos.

Um bom primeiro passo é consultar seu clínico geral (CG). Ele ou ela pode encaminhá-lo(a) a um especialista para mais avaliações. Os especialistas que você pode consultar incluem:

  • Cardiologista – Um médico que se especializa no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do coração e vasos sanguíneos
  • Eletrofisiologista – Um cardiologista que se especializa no diagnóstico e tratamento de batimentos cardíacos anormais, inclusive quando o coração bate muito rápido, muito lentamente ou em uma forma que bombeia ineficientemente o sangue, como na fibrilação atrial

Esses médicos se comunicarão com seu clínico geral a respeito do seu diagnóstico e o tratamento para fibrilação atrial. Eles são parceiros-chave no controle da sua fibrilação atrial. É importante conversar com membros da sua equipe de assistência médica a respeito dos testes e procedimentos que eles recomendam. Exponha qualquer preocupação que você tiver, e faça perguntas se você não compreender algo de forma completa.

Tenha em Mente

Embora muitos pacientes se beneficiem da ablação por cateter, os resultados podem variar. Como com qualquer procedimento médico, existem benefícios e riscos. Seu médico pode ajudá-lo a decidir se a ablação por cateter é a mais certa para você.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil