O Procedimento: O Que Esperar – Ablação por Cateter

A ablação por Cateter é um procedimento minimamente invasivo. Se o seu médico lhe aconselhou que a ablação por cateter pode ser o melhor tratamento para sua fibrilação atrial, você poderá ter algumas dúvidas sobre o que esperar antes, durante e após o procedimento de ablação por cateter.

Como eu me preparo para uma ablação por cateter?

Seu médico pode requisitar alguns testes de rotina como um ECG, raios-X, exames de sangue e ecocardiograma transesofágico no dia do seu procedimento se você não os tiver feito antes. Na maioria dos casos, lhe será pedido para não comer ou beber nada após a meia-noite antes do seu procedimento.
Seu médico o aconselhará a respeito de continuar ou parar qualquer medicação que você esteja tomando. Certifique-se de avisar seu médico se seu estado de saúde mudar antes do seu procedimento.

O que eu devo esperar durante uma ablação por cateter?

A ablação por cateter é executada por um eletrofisiologista (EP), um cardiologista que se especializa em ritmos cardíacos. Durante o procedimento, você receberá fluidos e qualquer medicação necessária através de uma linha intravenosa (IV) inserida em seu braço. Você poderá ser anestesiado ou sedado para o procedimento.

Um anestésico local será aplicado onde os cateteres de ablação serão inseridos. Na maioria dos casos, o maior vaso sanguíneo da sua virilha é usado para o cateterismo. Os vasos sanguíneos do seu braço, peito ou pescoço também podem ser usados para o cateterismo.

Seu eletrofisiologista irá guiar cuidadosamente o(s) cateter(es) através do vaso sanguíneo até seu átrio esquerdo. O cateter do átrio esquerdo é usado para mapear as rotas elétricas anormais no tecido cardíaco. Quando a área alvo é localizada, a extremidade distal do cateter fornece energia de RF ou crio (fria) para isolar a rota elétrica anormal que está causando a fibrilação atrial.

Quando o procedimento estiver concluído, os cateteres são removidos e aplica-se pressão ao local de inserção do cateter para impedir sangramentos.

Como é a recuperação?

Na maioria dos casos, você passará a noite no hospital para observação. Você poderá sentir um pouco de dor no seu peito, ou sensação de ferimento ou dor no local da inserção. Quando voltar para casa, você talvez precise limitar suas atividades por alguns dias, mas a maioria dos pacientes retorna à sua rotina normal rapidamente. Seu médico conversará com você a respeito de atividades que você talvez tenha que evitar enquanto estiver se recuperando.
Como o procedimento afetará meu estilo de vida?

Após um procedimento bem sucedido, a maioria das pessoas melhora sua qualidade de vida e pode voltar a um estilo de vida normal e ativo. Em alguns casos, as pessoas precisam repetir o procedimento para alcançar um sucesso completo.

Onde eu posso encontrar mais informações?

Existem muitos recursos disponíveis para você a respeito de conviver com a fibrilação atrial:

 

Tenha em Mente

Embora muitos pacientes se beneficiem da ablação por cateter, os resultados podem variar. Como com qualquer procedimento médico, existem benefícios e riscos. Seu médico pode ajudá-lo a decidir se a ablação por cateter é a mais certa para você.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil