O que é a Ablação por Cateter?

A ablação por cateter é um procedimento minimamente invasivo no qual o médico passa um fino tubo flexível (cateter) através dos vasos sanguíneos até o seu coração para eliminar rotas elétricas (sinais) anormais no tecido cardíaco.

Se você tiver fibrilação atrial que não tenha respondido à medicação, seu médico poderá recomendar uma ablação por cateter.

Procedimentos por Cateter

A meta da ablação por cateter para fibrilação atrial é impedir que correntes elétricas não desejadas se desloquem das veias pulmonares (grandes vasos sanguíneos que vão dos pulmões até o átrio esquerdo do coração) até os átrios (as câmaras superiores do coração). A técnica de ablação padrão para atingir esse objetivo é chamada de isolamento da veia pulmonar. Durante esse procedimento, usa-se cateteres para eliminar essas correntes elétricas anormais e fazer com que elas parem de se espalhar e continuem a causar FA.

Diferentes dispositivos e técnicas de ablação por cateter podem ser usados. Eles geralmente recaem em duas categorias, com base no tipo de energia que aplicam:

  1. A ablação por radiofrequência (RF) se baseia no calor
  2. A Crioablação se baseia no frio

Ablação por RF

Uma vez que os sinais elétricos anormais que causam a FA ou batimento cardíaco irregular tenham sido identificados nas veias pulmonares, o cateter de ablação por RF fornece energia de RF ao tecido cardíaco identificado, bloqueando assim as rotas elétricas anormais. Isso impede que sinais elétricos anormais como aqueles da fibrilação atrial, sejam conduzidos.

Crioablação

Um material de refrigeração é levado para dentro do cateter para resfriar a ponta do mesmo. Isso congela e destrói as células na entrada das veias pulmonares. Uma vez que o tecido perturbador esteja congelado, ele não pode mais interferir no ritmo cardíaco normal. Uma característica exclusiva da crioablação é que ela usa as propriedades da hipotermia. Outra vantagem é que quando o tecido se congela, o cateter se prende a ele, o que é conhecido como crioadesão. A crioadesão fornece maior estabilidade do cateter para o médico. Independentemente da fonte de energia, a meta da ablação por cateter é eliminar ou bloquear as células elétricas que estejam causando a fibrilação atrial. Juntos, você e seu médico podem determinar que tipo de ablação por cateter é melhor para sua condição médica.

Tenha em Mente

Embora muitos pacientes se beneficiem da ablação por cateter, os resultados podem variar. Como com qualquer procedimento médico, existem benefícios e riscos. Seu médico pode ajudá-lo a decidir se a ablação por cateter é a mais certa para você.  

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil