Benefícios e Riscos

Benefícios

A ablação por cateter pode tratar fibrilação atrial. Em combinação com um programa de tratamento completo, a ablação por cateter pode melhorar sua qualidade de vida e eliminar ou reduzir os sintomas desagradáveis da fibrilação atrial como falta de ar, fadiga ou fraqueza. Alguns pacientes podem exigir mais de um procedimento de ablação por cateter. Em alguns casos, os pacientes podem não necessitar de tratamento adicional com fármacos após serem submetidos a um procedimento de ablação por cateter. Certifique-se de falar com seu médico sobre sua condição. O procedimento pode ser uma forma eficaz de se tratar a fibrilação atrial, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Riscos

Como acontece com qualquer procedimento médico, existem benefícios e riscos associados à ablação por cateter. Menos de cinco entre cada 100 pessoas que se submetem ao procedimento desenvolvem um desses riscos. Alguns dos riscos incluem AVC, tamponamento pericárdico, estreitamento de veias pulmonares, danos a vasos sanguíneos na área da sua virilha, e um grave, mas extremamente raro risco de fístula átrio-esofágica. Outros riscos incluem irritação, infecção ou sangramento no local onde o cateter foi inserido; o coração pode ser perfurado; fluidos podem se concentrar ao redor do coração, ou em casos raros, pode ocorrer morte.

Lembre-se de discutir com seu médico sobre todos os benefícios e riscos específicos para a sua condição, e qualquer preocupação ou dúvida que você tenha. Embora muitos pacientes se beneficiem da ablação por cateter, os resultados podem variar. Seu médico pode ajudá-lo a decidir se ela é a mais certa para você.

Referências

  1. Relatórios clínicos do cateter Arctic Front Cardiac CryoAblation, em apoio à aprovação pré-comercialização da FDA.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Brasil