Opções de Tratamento para o Aneurisma de Aorta Abdominal

A meta do tratamento de um aneurisma de aorta abdominal é a de impedir que ele se rompa. Dependendo do tamanho e da condição do seu aneurisma, isso pode ser feito vigiando-o constantemente ou reparando-o.

Observação Constante

Nem todos os aneurismas de aorta abdominal necessitam de cirurgia. Se o seu aneurisma for pequeno, o seu médico poderá decidir esperar e observar cuidadosamente para ver se existe qualquer mudança.

Se você tiver pressão arterial alta, o seu médico poderá prescrever medicamentos para reduzi-la. Se você fumar, o seu médico poderá sugerir que você procure ajuda para parar. O seu médico também pode pedir que você modifique sua dieta ou hábitos de se exercitar.

Se o médico sentir que existe um risco do aneurisma de aorta romper, ele poderá recomendar um dos dois métodos para o reparo do aneurisma: reparo cirúrgico aberto ou tratamento endovascular.

Reparo Cirúrgico Aberto

Com o reparo cirúrgico aberto, o cirurgião faz um grande corte, ou incisão, no seu abdômen onde o aneurisma está localizado. A região lesionada pelo aneurisma é então separada cirurgicamente da parte principal da aorta e é substituída por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico), que é suturado no local.

O reparo cirúrgico aberto de um aneurisma de aorta abdominal é executado sob anestesia geral e demora aproximadamente 3 a 4 horas. Você deve esperar passar 1 dia na unidade de tratamento intensivo, e permanecer no hospital por 7 a 10 dias.

Reparo Endovascular

Uma alternativa menos invasiva ao reparo cirúrgico aberto é o reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Abdominal Aortic Aneurysm Repair - EVAR) usando-se um dispositivo especial chamado endoprótese. A endoprótese é colocada dentro da região lesionada da aorta para separar o aneurisma do fluxo sanguíneo normal. Ela foi projetada para ser colocada sem se abrir cirurgicamente a aorta.

Devido ao reparo endovascular de aneurisma ser menos invasivo que a cirurgia aberta, você pode esperar que sua internação hospitalar seja mais curta – tipicamente, de 2 a 4 dias.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil