Cirurgia: O Que Esperar – Endoprótese

Abdominal aortic aneurysm with endovascular stent graft in place

Detalhe - Aneurisma de aorta abdominal com endoprótese colocada

O tratamento endovascular ou reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Aneurysm Repair - EVAR), é um procedimento cirúrgico feito dentro da sua aorta usando-se um tubo fino chamado cateter de liberação. Diferentemente da cirurgia aberta, que envolve um longo corte no seu abdômen, a cirurgia endovascular requer somente duas pequenas incisões na região da sua virilha.

A cirurgia geralmente demora de 2 a 4 horas para ser completada, o que é muito mais rápido do que o reparo de aneurisma com cirurgia aberta.

As informações a seguir descrevem o que você pode esperar em cada estágio do procedimento de endoprótese.

Antes do Procedimento

Antes do procedimento, vários testes diagnósticos serão executados. Esses testes diagnósticos permitem que o médico visualize o aneurisma abdominal e a região ao seu redor, e ajudam o cirurgião a decidir que tipo de endoprótese será mais apropriada para você. Durante esse período, o seu médico discutirá a cirurgia com você e responderá a qualquer pergunta que você possa ter.

Durante o Procedimento

Para prepará-lo para o procedimento, a região da sua virilha onde o cateter de liberação e o stent serão introduzidos será limpa e depilada. Então, você receberá anestesia local para entorpecer a região da cirurgia, ou anestesia geral para que você durma durante a cirurgia.

Após a anestesia fazer efeito, o seu cirurgião fará uma pequena incisão nas suas duas coxas. Usando raios-x para ver o local exato do aneurisma, o cirurgião guiará o cateter de liberação através do grande vaso da sua coxa (artéria ilíaca) até o local do aneurisma no seu abdômen.

A endoprótese é lentamente liberada do cateter de liberação na aorta. Conforme a endoprótese é liberada, ela se expande até o tamanho adequado para que se adapte à aorta acima e abaixo do aneurisma.

O cateter de liberação é então retirado e removido, deixando a endoprótese dentro da aorta. Dependendo da forma e tamanho do seu aneurisma aórtico, endopróteses adicionais podem ser colocadas para se assegurar que o aneurisma seja completamente excluído do fluxo sanguíneo normal.

Os raios-x e as imagens de ultrassom ajudam o médico a se certificar de que a prótese vascular seja adequadamente colocada, excluindo fluxo sanguíneo do seu aneurisma de aorta abdominal.

Após o Procedimento

Após a cirurgia, você será cuidadosamente monitorado por especialistas da sua equipe cirúrgica. O seu médico poderá exigir que você fique completamente deitado por 4 a 6 horas para permitir que os cortes das pernas comecem a cicatrizar. Poderá haver algum desconforto.

Você poderá experimentar efeitos colaterais como inchaço da parte superior da sua coxa, dormência das pernas, náuseas, vômitos, dor nas pernas ou palpitações, mal-estar, falta de apetite, febre e/ou ausência de movimento intestinal por um a três dias. Você pode tipicamente esperar ficar no hospital por 2 a 4 dias.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil