Fatores Que o Seu Médico Deve Considerar – Prótese Endovascular

Se você está considerando se submeter a um tratamento endovascular para um Aneurisma Aórtico Abdominal (AAA), o seu médico deve ter-lhe dito que você tem um aneurisma na sua aorta que precisa de reparo. Isso porque o seu médico talvez sinta que o aneurisma está aumentando, e que existe um risco dele se romper.

Normal aorta (left) and abdominal aortic aneurysm (right)

Detalhe - Aorta normal (esquerda) e aneurisma aórtico abdominal (direita)

Atualmente, o tratamento padrão para aneurisma aórtico abdominal é a cirurgia aberta. Nesse procedimento, a seção do vaso onde o aneurisma se formou é substituída por um enxerto sintético.

Uma alternativa à cirurgia aberta para reparo de aneurisma abdominal é um procedimento minimamente invasivo chamado tratamento endovascular. Ele também é mencionado como reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Aneurysm Repair - EVAR).

O tratamento endovascular é chamado de "minimamente invasivo" porque, diferentemente da cirurgia aberta, os stents usados nele foram projetados para serem colocados dentro da região do aneurisma aórtico abdominal sem remover parte da aorta. Além disso, no reparo minimamente invasivo, dois pequenos cortes são feitos na região da sua virilha, diferentemente do grande corte no seu abdômen.

Você é Um Candidato ao Tratamento Endovascular?

Você pode ser um candidato se:

  • Tiver 18 anos de idade ou mais
  • Não estiver grávida
  • For suficientemente saudável para se submeter a um procedimento de 2 a 4 horas
  • For capaz de comparecer a visitas regularmente programadas ao consultório de um médico ou radiologista após o procedimento, incluindo estudos de imagens radiográficas para avaliar o estado da prótese vascular e do aneurisma aórtico abdominal. Isso inclui pelo menos uma visita anual pelo resto da vida.
  • Estiver completamente informado dos riscos e benefícios do procedimento de prótese vascular comparado ao reparo cirúrgico aberto

Você pode não ser um bom candidato se tiver um aneurisma aórtico abdominal grande, aneurismas ou vasos sangüíneos de forma irregular, ou outros problemas que o seu médico poderá discutir com você.

Fale Com Seu Médico

É muito importante que você fale com seu médico sobre as alternativas de tratamento para o seu aneurisma aórtico abdominal. O seu médico pode fornecer detalhes sobre o procedimento do tratamento endovascular e se ele se adéqua ou não a você.

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil