O Que é o Tratamento Endovascular?

Os aneurismas de aorta abdominal podem enfraquecer a aorta, o maior vaso sanguíneo do seu corpo. Isso pode se transformar em um problema de saúde potencialmente grave, que pode ser fatal se o aneurisma romper, causando sangramento interno maciço.

Your aorta runs from your heart and through your abdomen.

Detalhe - A sua aorta sai do seu coração e vai até seu abdômen.

O tratamento endovascular ou reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Abdominal Aortic Aneurysm Repair - EVAR), é uma nova forma de tratamento para o aneurisma de aorta abdominal que é menos invasiva do que a cirurgia aberta. O tratamento endovascular usa uma endoprótese para reforçar a parede da aorta e para ajudar a impedir que a área lesionada se rompa.

A palavra endovascular refere-se à região dentro de um vaso sanguíneo como a aorta. Com a terapia endovascular, uma endoprótese é colocada dentro da sua aorta abdominal para ajudar a proteger o aneurisma contra rupturas.

A endoprótese é colocada dentro do aneurisma de aorta com a ajuda de um tubo plástico longo, muito fino e macio chamado cateter de liberação. O cateter de liberação contém a endoprótese comprimida.

Abdominal Stent Graft

Uma endoprótese

Eis aqui como a endoprótese é colocada no aneurisma de aorta:

  1. O cateter é inserido através de uma artéria na perna, próxima à virilha.
    O cateter de liberação é inserido através do vaso até o aneurisma para guiar a endoprótese até o local.
  2. Usando-se métodos avançados de imagem, o cirurgião guia o cateter de liberação que carrega a endoprótese até a região do aneurisma de aorta abdominal.
  3. Uma vez que a endoprótese esteja posicionada, o cirurgião a libera no local e remove o cateter de liberação.
  4. A endoprótese é colocada dentro da aorta abdominal para ajudar a impedir que o aneurisma se rompa.

Comparando Tratamento Endovascular a Cirurgia Aberta

O tratamento endovascular e a cirurgia aberta são executados para se impedir que um aneurisma de aorta abdominal se rompa. A diferença é que a endoprótese é colocada dentro do aneurisma sem que se remova qualquer tecido da sua aorta, e ele não requer cirurgia de peito ou abdômen aberto.

Por ser menos invasivo do que a cirurgia aberta, o tempo de recuperação para o tratamento endovascular pode ser mais rápido. Geralmente, o paciente pode voltar para casa e retomar suas atividades normais dentro de 4 a 6 semanas.

 

A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.

Section Navigation

Additional information

Contact Us

Medtronic Comercial Ltda
Medtronic
Rua Joaquim Floriano, 100 - 7º andar
São Paulo - SP
work 55 11 2182-9200
work 55 11 2182-9240 (fax)
Brasil